Inscrições  |  Meus dados  |  Área Restrita
Federação Espírita de Mato Grosso do Sul

Notícias


Ecos do 2º Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul

 

Maria Túlia Bertoni

Presidente

 

Embora já estejamos a quase um mês do término do nosso 2º. Congresso, não poderíamos deixar de registrar algumas informações significativas sobre sua realização. Sabemos bem, que nada é tão surpreendente que signifique um marco, um novo momento na história de qualquer movimento, ou de alguma instituição. Desse modo, não podemos nos referir ao acontecimento do congresso como um marco na história do Movimento Espírita Estadual, pois, essa seria muita pretensão de nossa parte. Tudo tem uma sequência de trabalho, de empenho dos envolvidos, cuja somatória resulta em uma concretização de sucesso. O 2º. Congresso Espírita de Mato Grosso do Sul foi, sim, um momento importante, durante o qual pudemos nos reunir, nos confraternizar, discutir ideias, vivenciar oportunidades singulares, que só momentos como estes podem vitalizar. Evidente que nossa caminhada não pode ser mais a mesma depois de tudo que refletimos, a partir dos exemplos vivenciados por Paulo de Tarso, desenvolvidos nos estudos que tivemos, pois, com certeza, muito nos enriquecemos com a temática abordada. O apóstolo dos gentios é, agora, concretamente, para nós, um modelo de trabalhador a ser seguido por todo aquele que almeje seguir os passos de Jesus, no voluntariado cristão.
Como nem sempre o que se planeja pode ser concretizado, nossa programação precisou ser adequada devido a alguns problemas pessoais de dois dos nossos convidados. Assim, estiveram conosco, representando a Federação Espírita Brasileira, José Antônio Balieiro, da União das Sociedades Espíritas de SP  e o companheiro do Movimento Espírita de Rondônia, Jorge Elarrat do Canto. Ambos contribuíram sobremaneira para o alcance dos nosso objetivos, e, por isso, lhes somos muito agradecidos.
Inúmeros trabalhadores e voluntários da Federação dedicaram parte do seu tempo para que tudo se realizasse da melhor forma possível. Alguns trabalharam nas fases de planejamento e organização desde o início do ano, outros, se foram agregando, conforme a necessidade e, já na fase da execução propriamente dito, do congresso, alcançamos o número de mais de uma centena de trabalhadores diretamente envolvidos no evento. Nessa oportunidade vale ressaltar o eficiente trabalho de uma equipe de jovens à frente do Departamento de Comunicação Social Espírita da Federação, cujo trabalho na área da tecnologia da informação, nos proporcionou as condições para que, não só outros estados brasileiros, mas, alguns países tivessem acesso à programação do congresso que foi exibido online por intermédio do nosso site e da TV Cei.
Vejam os dados que conseguimos colher a respeito do acontecimento. Foram 1042 inscritos, das 1049 vagas disponíveis – nos últimos dias, deixamos de fazer inscrições, preocupados com a lotação do teatro. Destas inscrições, 647 foram de Campo Grande e 355 do interior do Estado, totalizando a participação de representantes de 37 municípios. De Mato Grosso, recebemos 28 participantes oriundos de 6 municípios; do estado de São Paulo, 4 municípios se fizeram presentes, com 9 participantes, do Distrito Federal tivemos 1 inscrição e do Paraná, 2.
Quanto aos resultados aferidos pela TV-Cei, recebemos um total de 5.495 acessos via internet.  Destes, 4.864 foram realizados em território nacional (SP – 791; RJ – 653; MG – 625; BH – 344; RS – 326; PR – 303; DF – 260; SC – 259; PE – 243; MS – 203).
Do exterior, nos acessaram de Portugal – 160; dos Estados Unidos – 95; do Japão – 62; da Colômbia – 27; da Suiça – 26; do Reino Unido - 21; da Itália – 24; da Alemanha – 18.
Como podem conferir, podemos considerar que o nosso trabalho teve amplo alcance, trazendo-nos satisfação pelo dever cumprido. Agora, devemos nos preparar para o congresso de 2014.
Embora já se tenha passado algum tempo, não poderíamos deixar de compartilhar com você essas informações, que, de certo modo, envolvem tabulação de dados e resultados de pesquisas.

Desejando-lhe muita paz, despedimo-nos. Até breve.



Publicado em 22/10/2012 23:50

HOME SOBRE A FEMS EVENTOS DOWNLOADS VÍDEOS ARTIGOS E ENTREVISTAS NOTÍCIAS LINKS CONTATO
Copyright © 2019 FEMS - Federação Espírita de Mato Grosso do Sul. Todos os direitos reservados - Avenida Calógeras, 2209 - Centro, Campo Grande - MS, 79004-380