Curso de Formação para Evangelizadores e Monitores

 Compartilhar

Curso de formação de evangelizadores e monitores de ESDE

Com o objetivo de incentivar a formação consciente de evangelizadores e, também, de monitores de ESDE, a FEMS oferece, desde outubro de 2012, curso para trabalhadores das casas espíritas e participantes dos estudos. Trata-se de mais uma ação integrada entre os departamentos da Infância e Juventude e de Estudos e Pesquisas Espíritas.

Embora, a um primeiro olhar - e sabendo-se das diferenças existentes entre adultos, jovens e crianças – pode-se imaginar que um curso dessa natureza seja de difícil realização, o que se percebe é a similaridade de conteúdos e técnicas que podem ser desenvolvidas, inclusive auxiliando no acolhimento do jovem na transição para o Estudo Sistematizado.

Elaborado com simplicidade, leveza e de forma dinâmica, o curso disponibiliza, ao participante, ferramentas para melhor desenvolvimento da tarefa do evangelizador / monitor.

E como é desenvolvido?  

Através de 8 módulos mensais de uma hora e meia de duração, com datas e assuntos preestabelecidos, utilizando-se técnicas e dinâmicas diversificadas para vivenciar, assimilar e exemplificar o conteúdo. Atualmente acontece nas quintas feiras, às 19 horas, na FEMS.

 

Em 2012 foram realizados os dois primeiros módulos:

1)     Conceito, importância e objetivos do DIJ e do ESDE

2)     Condições essenciais ao evangelizador e ao monitor de ESDE

Durante o decorrer de 2013, foram estudados  os temas:

3)     28/02 – A construção do conhecimento – 1ª parte

4)     04/04 – A construção do conhecimento – 2ª parte

5)     02/05 – Estratégia e encaminhamento – 1ª parte

6)     06/06 – Estratégia e encaminhamento – 2ª parte

7)     25/07 – Atitudes e Comportamentos

A última  abordagem será sobre:

8)     29/08 – Avaliação

E se o participante não pode comparecer em algum módulo?

Ele poderá fazê-lo na próxima turma, pois este curso será oferecido continuadamente, e um novo grupo está previsto para iniciar em outubro de 2013.

O próximo módulo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o processo de avaliação que se dá em qualquer fase do desenvolvimento de um grupo de estudos, e encerrará este primeiro curso.

Todo o conteúdo está baseado em autores como Jean Piaget, Vygotsky, Walter Alves, nas apostilas da FEB e nas obras básicas de Kardec, sendo sempre permeado pelos ensinamentos de Jesus, o Mestre por excelência.

Marque na sua agenda o próximo encontro: 29/08 – 5ª feira – 19 horas

Participe!

Maiores informações pelo telefone: 3324-3757 ou pelo e-mail: fems@fems.org.br

Avenida Calógeras, 2209 - Centro, Campo Grande - MS, CEP 79004-380
 (67) 3324-3757    99864-3685    Centros Espíritas