Editorial

 Compartilhar

Maria Túlia Bertoni
Presidente

Olá,
Desde o nosso último boletim informativo, as coisas tem-se avolumado, tanto trabalho realizado e tanto ainda a fazer até o final do ano. Nossas equipes têm trabalhado muito e sempre faltam trabalhadores que assumam as tarefas em todo nosso Estado. Reuniões se realizam, viagens, cursos, visitas ao interior...

Três coisas importantes aconteceram nesse período. A primeira, que nos deixou consternados, foi o retorno à Pátria Espiritual de nossa irmã e companheira Cecília Rocha, na madrugada de 5 de novembro. Cecília foi vice-presidente da Federação Espírita Brasileira por 31 anos. Foi ela a idealizadora das Campanhas Permanentes de Evangelização Infanto-Juvenil e do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita de maneira sistemática e sequencial, hoje, implantado em todo o Brasil. Incansável, percorreu todas as regiões do país, ministrou cursos, promoveu palestras, lançou livros, dedicando-se com desvelo ao apostolado na difusão da Doutrina Espírita, nacional e internacionalmente. Em nosso Estado, Cecília se fez presente inúmeras vezes, aliando-se ao nosso trabalho junto ao ESDE, e, em abril de 2006 recebeu a Medalha de Mérito Cultural Arlindo de Andrade, por indicação do vereador Edil Albuquerque. Embora estivesse adoecida há algum tempo, sua desencarnação nos colheu de surpresa; pensávamos em visitá-la antes do final do ano, em Brasília. Mas, quis sua história que ela se fosse e nos antecedesse na travessia. Com certeza, tão logo se recupere, dará continuidade ao seu trabalho de desbravadora de estradas na Seara de Jesus, à luz dos Postulados Espíritas. Daqui, lhe desejamos uma serena viagem e lhe acenamos com um até breve.

Como acontece todo final de ano, nos dias 9,10 e 11, deste mês, aconteceu, em Brasília, a Reunião do Conselho Federativo Nacional. Nesses encontros, todos os representantes de instituições federativas são convocados a apresentarem seus relatórios de atividades, compartilharem experiências e receberem orientações sobre ações e procedimentos que devem nortear a dinamização do Movimento Espírita em suas localidades, no ano seguinte, a partir das diretrizes apresentadas. Este ano, por motivos de foro particular, não pudemos comparecer. Lá estiveram representando a Federação, as vice-presidentes Cláudia Aparecida Nogueira Lopes e Darlene Maria Gonçalves Cavalcante. A Reunião do Conselho foi altamente produtiva e, segundo orientações, todo o esforço deve ser empreendido nas questões administrativas e estruturais na dinâmica do Movimento. É preciso que estejamos muito perto uns dos outros, que nos aliemos, compartilhemos experiências e amadureçamos juntos. Para tal, as Federativas deverão estar preparadas para a dinamização das ações diretamente junto aos Centros Espíritas - por intermédio das Uniões Regionais Espíritas (URES), e, no caso da capital, pelas Uniões Metropolitanas Espíritas (UMES) - lugar onde verdadeiramente, o Movimento se apresenta junto às pessoas que buscam o esclarecimento e o consolo que só a Doutrina Espírita pode oferecer, em um mundo de tanto conflito e desentendimento.

Nos dias 24 e 25, aconteceu, em nosso âmbito de ação, a Reunião do Conselho Federativo Estadual, que ocorre todo final de ano. É quanto recebemos os relatórios das atividades desenvolvidas pela Federação Espírita de Mato Grosso do Sul, nas URES - e, mais recentemente, nas UMES. Nesse momento também são esboçadas as programações de forma a atender as demandas regionalizadas com relação à promoção de atividades em todo o Estado; calendários, cronogramas de cursos, encontros, e demais eventos são definidos nessa hora. E pela produtividade apresentada, muito trabalho se anuncia a nossa frente. Estiveram presentes todos os coordenadores das URES, das UMES e presidentes de Centros Espíritas, da capital e do interior. Juntos, pudemos traçar alguns projetos de maneira a atender as orientações recebidas sob a forma de diretrizes emanadas na Reunião do Conselho Federativo Nacional, no decorrer de 2013.

Como bem pode avaliar, urge nossas demandas e realizações, contundo, colocamo-nos, sempre, a disposição de todo companheiro que conosco queira trilhar essa estrada tão bonita e urgente, de retorno à casa do Pai, desejando que se some à tarefa e nos auxilie em nossa caminhada. Sempre precisamos de mais um voluntário. Até breve.
 

Avenida Calógeras, 2209 - Centro, Campo Grande - MS, CEP 79004-380
 (67) 3324-3757    99864-3685    Centros Espíritas